No dia 16 de janeiro, a área de Meio Ambiente realizou, em conjunto com o Centro de Controle de Operações de Rede (CCOR) e o Centro de Serviços Fluminense, o 1º simulado de emergência de 2025. A simulação considerou um potencial cenário de vazamento de combustível na Estação de Compressão de Gás Natural Cadete Fabres, localizada no município de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro.

Contando com o apoio e a participação de colaboradores das empresas NEOgás e Contatto, o simulado foi executado em dois possíveis cenários distintos. O primeiro representou um vazamento de combustível do cavalo da carreta, que é abastecida na estação de gás, provocando a necessidade do uso do kit de emergência ambiental do veículo pelo motorista, com o apoio do operador da NEOgás. A segunda simulação foi de um vazamento de combustível oriundo do reservatório externo, localizado ao lado do gerador de energia, sendo a mitigação realizada com o kit de emergência ambiental da própria estação, com a atuação somente do operador da estação de compressão.

A realização de simulados de emergência ambiental é de extrema importância, pois possibilita que as empresas testem a eficácia de seus kits de emergência ambiental e de seus procedimentos operacionais. Além disso, ajuda a detectar possíveis falhas que precisam ser ajustadas e promove a conscientização dos colaboradores sobre os riscos associados a suas atividades.

“As simulações preparam todos para atuar diante de um acidente ambiental real no local de trabalho, evitando danos ao meio ambiente que podem ser irreversíveis. A prática é essencial para garantir a eficácia do treinamento teórico, bem como um ambiente seguro em nossas instalações”, afirma Juliana Magliano, responsável por Meio Ambiente na Naturgy.