Estimativas mostram das 240 mil toneladas de lixo por dia que o Brasil produz, apenas 160 mil são coletados e 76% desses vão para lixões a céu aberto.
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 estabelece, entre outras coisas, que as empresas de construção civil devem estabelecer metas e procedimentos relacionados à minimização da geração de resíduos sólidos, reciclagem. Essa é uma forma eficiente de reaproveitar materiais, que seriam descartados, com o objetivo de reintroduzi-los na cadeia produtiva.
Outro benefício da reciclagem é a geração de renda. Muitas pessoas veem na reciclagem uma alternativa ao desemprego para manterem suas famílias.
Veja exemplos de Produtos Recicláveis que podem gerar renda:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Curiosidades e dicas:
- Cada 50 kg de papel reciclado evita que 1 árvore seja cortada. Separe o papel para a reciclagem, mas não pode ser papel molhado.
- As sacolas de plásticos, fornecidas nos supermercados, demoram 450 anos para se decomporem no solo, portanto, ao ir ao supermercado, leve sua própria sacola.
- Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor e é um dos materiais mais valorizados pelos recicladores.
- O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor e também pode ir para a reciclagem.
Pequenas atitudes individuais, se tornam grandes atitudes e podem transformar o mundo num lugar melhor. Faça parte disso.
“REDUZA, REUSE E RECICLE”
Fonte:
http://www.abiquim.org.br/
“Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental (Lúcia Helena Araújo Fonseca)”