Passado o Outubro Rosa, agora é o mês de focarmos na saúde dos homens. O Novembro Azul chama a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do INCA apontam para 65.840 novos casos apenas em 2021. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.
A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar o tumor na fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de cura. A recomendação é que, a partir dos 50 anos, os homens devem ir ao urologista para realizar o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina.
Segundo a ONG Oncoguia, a pandemia reduziu a visita aos hospitais e consultórios médicos, havendo uma queda de 22% nas cirurgias de câncer de próstata, o que representa um “represamento” dos casos. Portanto, não hesite em procurar um médico urologista e tirar todas as dúvidas.