O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, registrou quase 32mil vidas perdidas em 2019. Esse é o número mais baixo desde 2001.
Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes no trânsito diminuírem ano após ano no país. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante todo o mês, para chamar a atenção para a importância da prevenção o ano inteiro.
Enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiver desrespeitando as regras, todos nós estaremos em risco.
“Um trânsito mais seguro para todos depende de nossas próprias atitudes”
Dicas de Segurança
Planeje sua Viagem: Passe na oficina e faça uma revisão completa em seu veículo antes de viajar, escolha e estude o caminho antes de iniciar o trajeto e dirija com muita atenção.
Cuidado com o clima: Os pneus sofrem com a aquaplanagem, fenômeno que provoca a perda de contato com o asfalto ao passar sobre uma fina camada de fluído, como água ou lama. Em pista molhada, redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas.
Sobriedade é fundamental: Em hipótese alguma dirija sob efeito de qualquer dosagem alcoólica, entorpecente ou medicamentos tranquilizantes, sedativos, antialérgicos ou qualquer outro que afete a coordenação motora ou mental.
Obedeça às regras: Seja cuidadoso nos cruzamentos, use esquerda para ultrapassar e as setas para comunicar seu trajeto.
Na calçada: Afaste-se do meio fio e tenha atenção às entradas e saídas de veículos (garagem); se for mudar de calçada, atravesse apenas na faixa.
Cuidado com pontos cego: não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes. A probabilidade de você não ser visto é grande.