O dia 8 de agosto é dedicado ao combate do colesterol. A data alerta a população sobre os riscos de ter um descontrole do colesterol, que pode levar ao infarto, AVC e à insuficiência cardíaca. Daí a importância de mantê-lo em níveis adequados. Mas você sabe o que ele é?
O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. É importante para a formação de hormônios e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.
Há dois tipos de colesterol: O LDL é o dito “ruim”, que facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos; já o HDL é o “bom”, responsável pela “limpeza” do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias.
Como tratar
Os níveis muito altos de colesterol LDL são tratados com uma dieta de baixo teor de gorduras ruins (saturadas) e atividade física aeróbica regular. Essas medidas podem reduzir entre 15% e 20% os níveis desse tipo de gordura no sangue e, consequentemente, atenuar as chances de complicações. Porém, algumas pessoas precisam usar medicamentos para reduzir o colesterol ruim. É importante consultar o seu médico e fazer exames regularmente, além de seguir as orientações prescritas.
Como prevenir
Ter um estilo de vida saudável, ou seja, praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte da rotina, é fundamental para manter os níveis adequados do colesterol. Mas é importante também conhecer os alimentos e seus nutrientes para fazer as escolhas certas, priorizando as “gorduras saudáveis”, que são fontes de energia e precisam fazer parte da nossa alimentação.
A maioria das gorduras consumidas diariamente deve ser monoinsaturada, presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes, ou poli-insaturada, em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar, nozes e sementes de abóbora.
A prevenção é sempre o melhor remédio!