O DDS é uma conversa breve sobre segurança utilizado para lembrar constantemente questões importantes para prevenção de riscos, tais como: Utilização correta e conservação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Cuidados no uso de ferramentas, evitar a falta de atenção, desvios recorrentes etc.
Muitos acidentes ocorrem, não por falta de recursos para a realização das tarefas, ou ausência de instruções quanto aos procedimentos seguros, mas por escolhas individuais equivocadas, comportamentos inadequados resultantes da falta de engajamento dos colaboradores em relação a política de segurança da empresa. Neste sentido, o Diálogo Diário de Segurança pode contribuir na conscientização dos trabalhadores.
Além de transmitir, os Diálogo de Segurança podem e devem ser aproveitados para receber informações dos colaboradores sobre condições de riscos causados e observados por estes, ou seja, a percepções destes em relação à segurança no seu trabalho. Esta ação de “ouvir e ser ouvido” promove o engajamento das pessoas, que se tornam agentes nas ações de prevenção dos riscos.
Para que a ação seja efetiva, aquele que realiza os Diálogos de Segurança deve proporcionar um clima de confiança, favorecer a participação de todos os colaboradores, para que estes possam expressar suas dúvidas e sugestões para melhoria das condições da segurança das atividades.
Quando os colaboradores estão engajados, eles estão mais dispostos a seguir os procedimentos de segurança, a identificar e informar os riscos (reais e potenciais) e participar na implementação de medidas preventivas.