No próximo domingo, 08 de agosto, comemoramos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data traz um alerta para os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto e a insuficiência cardíaca.
Níveis altos de LDL no sangue são um importante fator de risco para problemas no coração – entre as complicações está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue. Também estão relacionados a outros tipos de complicação, como doenças da artéria aorta, demência e acidente vascular encefálico (derrame). Por outro lado, níveis altos de HDL podem conferir algum grau de proteção para estas enfermidades, já que diminuem a formação de placa de gordura.
Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gorduras saturadas e trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas magras e de hábitos saudáveis.
De forma geral, a prevenção e o tratamento baseiam-se na adequação do estilo de vida, mantendo uma dieta saudável e praticando exercícios físicos regularmente, embora alguns pacientes também possam precisar medicamentos.
Sempre é bom lembrar: consulte seu médico regularmente e faça exames de sangue para controlar suas taxas.