As mortes por doenças cardiovasculares têm aumentado significativamente em todo o mundo, e o Brasil não fica de fora dessa realidade preocupante. Anualmente, 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência dessas enfermidades. A cada 90 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país, totalizando 46 óbitos por hora. Esses números revelam uma crise de saúde pública que não pode ser ignorada.

Para aumentar a conscientização sobre as doenças cardíacas e suas medidas preventivas, a World Heart Federation e a Organização Mundial da Saúde estabeleceram, no ano 2000, a campanha anual do Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro através da realização de diversas atividades e eventos de conscientização em todo o mundo.

Principais fatores de risco cardiovascular:

Estresse excessivo, sedentarismo, tabagismo ou exposição à nicotina, obesidade e consumo excessivo de álcool podem ser danosos à saúde do coração. Os fatores também estão relacionados ao desenvolvimento de hipertensão, alteração no ritmo do coração, aumento de peso, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.

A Naturgy reforça a importância da campanha Setembro Vermelho, que tem o objetivo de quebrar barreiras e capacitar os indivíduos para assumirem o controle do seu bem-estar: quando sabemos mais sobre saúde, podemos nos cuidar melhor.

Previna-se e tenha qualidade de vida!