Celebrado em 04 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer busca conscientizar sobre a prevenção e o controle da doença, que causa 7,6 milhões de mortes anuais, sendo 4 milhões em pessoas de 30 a 69 anos. Caracterizada pelo crescimento desordenado de células, pode formar tumores e se espalhar pelo corpo, com diferentes tipos como carcinomas e sarcomas, que variam em agressividade e invasão.

Causas
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Esses fatores podem interagir de diferentes formas, dando início à doença.

Entre 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

Dicas de prevenção

– Não fumar;
– Adotar uma alimentação saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Praticar atividades físicas;
– Amamentar;
– Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero periodicamente;
– Vacinação contra o HPV;
– Vacinar-se contra a hepatite B;
– Evitar bebidas alcoólicas;
– Evitar carnes processadas;
– Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Para enfrentar o câncer de forma eficaz, é essencial unir esforços individuais e  coletivos, promovendo a conscientização, a prevenção e o acesso ao tratamento adequado. Cada ação conta e pode fazer a diferença na redução do impacto da doença. Neste Dia Mundial do Câncer, reforçamos o compromisso com a disseminação de informações e o incentivo a atitudes que salvam vidas.

Se você ou alguém que você ama está enfrentando a doença nesse momento, saiba que não está sozinho. Se necessário, procure o Serviço Médico da Naturgy para orientações e apoio.

Juntos, podemos construir um futuro com menos perdas e mais esperança.

Faça parte dessa luta: informe-se, previna-se e inspire mudanças!