Em 1º de dezembro comemoramos o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data simbólica foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988, para promover a conscientização da doença e a importância da prevenção. A ideia também é estimular um espírito de tolerância social e de cuidado com as pessoas que têm Aids.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, na sigla em inglês) é uma doença infectocontagiosa sem cura, causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo contra doenças. Sem essa proteção, as pessoas ficam mais predispostas a contrair infecções oportunistas, como, por exemplo, tuberculose e meningite.
Segundo especialistas, mesmo que se observe uma redução no número de casos no Brasil, a situação ainda preocupa, já que os registros de óbitos pela doença continuam. Dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021 mostram que em 2020 foram notificados 29.917 casos de Aids no país contra 37.731 em 2019, uma queda de 20,7%. Ainda em 2020, foram registrados 10.417 óbitos por Aids contra 10.687 no ano anterior, uma queda de apenas 2,52%.
É importante esclarecer que, quando uma pessoa contrai o HIV, ela se torna soropositiva, mas isso não significa que desenvolverá a Aids. Caso o infectado realize o diagnóstico precoce e siga todas as recomendações médicas, é possível ter uma vida saudável sem desenvolver a doença. Porém, elas ainda podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais sem uso de preservativo, compartilhamento de seringas e transfusão de sangue contaminado. Uma mãe infectada também pode transmitir para o seu filho durante a gravidez, parto e amamentação.
A prevenção é a melhor atitude
- Use preservativos durante todas as relações sexuais, mesmo que você conheça o seu parceiro sexual.
- Se não tiver usado o preservativo, faça o teste de HIV gratuitamente no Sistema Único de Saúde.
- Em caso de diagnóstico positivo, a orientação é iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar o adoecimento por Aids. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido.
Não deixe de se cuidar e vamos juntos reforçar a importância da prevenção da Aids e do respeito e cuidado ao próximo.