1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma data simbólica instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1988 para promover a conscientização da doença e a importância da prevenção. Este dia, que já faz parte do calendário anual de vários países, também reforça a necessidade da tolerância social e do cuidado com as pessoas portadoras da doença.

O Boletim Epidemiológico de 2020 aponta que no Brasil, em 2019, foram diagnosticados 41.919 novos casos de HIV e 37.308 casos de AIDS/SIDA. O Ministério da Saúde estima que cerca de 10 mil casos de AIDS foram evitados no país, no período de 2015 a 2019. Entretanto, a maior concentração desses casos está entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, com 492,8 mil registros. Os casos nessa faixa etária correspondem a 52,4% dos casos do sexo masculino e, entre as mulheres, a 48,4% do total de casos registrados.

Fique atento, informe-se e previna-se

Quando uma pessoa contrai o HIV, ela se torna soropositiva, mas isso não significa que desenvolverá a AIDS. Caso o infectado realize o diagnóstico precoce e siga todas as recomendações médicas, é possível ter uma vida saudável e sem desenvolver a doença. Porém, elas ainda podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, compartilhamento de seringas e/ou transfusão de sangue contaminado. Uma mãe infectada também pode transmitir para o seu filho durante a gravidez, parto e amamentação.

Por isso, como medida fundamental de prevenção, recomenda-se o uso de preservativo durante todas as relações sexuais, mesmo que você conheça o seu parceiro sexual. Caso necessite, é de extrema importância realizar o teste de HIV, gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) e, em caso de diagnóstico positivo, a orientação é procurar um médico e iniciar o tratamento o mais rápido possível para tentar prevenir as complicações da infecção pelo vírus, como a AIDS/SIDA. Com o tratamento e acompanhamento médico adequados, o vírus HIV pode permanecer indetectável nos exames.

Inspirados pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, vamos fazer a nossa parte, reforçando a importância da prevenção da doença e do respeito e cuidado ao próximo. Compartilhe essas informações e pratique a solidariedade! 

Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor opção!