Em 04 de fevereiro celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a data busca disseminar informações sobre a prevenção e o controle da doença, além de estimular o debate sobre o assunto com a sociedade.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

A estimativa do instituto deve ser um sinal de alerta para cada um de nós. Estamos adotando diariamente ações para reduzir os riscos de ter a doença?

Vale lembrar que o câncer é definido como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

As causas para a formação do câncer podem ser externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

Como prevenir:

  • Não fume! O tabagismo está relacionado a mais de 80% dos casos de câncer de pulmão;
  • Tenha uma alimentação saudável, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas. Evite alimentos ultraprocessados e conservantes;
  • Pratique exercícios físicos, que promovem o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, o que contribui para prevenir o câncer de cólon, reto, endométrio e mama;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Esteja em dia com as vacinas. Lembre -se da vacina do HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos (e outros casos específicos a critério médico), que contribui para a prevenção de câncer e colo uterino. A vacina contra a hepatite B é um importante meio de prevenção contra o câncer de fígado;
  • As mulheres devem consultar o ginecologista e realizar o exame preventivo periodicamente;
  • Evite exposição excessiva ao sol e lembre-se de utilizar proteção adequada (protetor solar, chapéu, barraca, roupas com proteção).

Fique atento: sempre que notar algo diferente, consulte o seu médico. E não deixe de fazer os exames preventivos regularmente.

Cuide-se! A saúde é o nosso bem maior.

Tags: