A data de 10 de julho é conhecida por ser o Dia Mundial da Saúde Ocular, que alerta para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, por volta de 2,2 bilhões de pessoas no planeta têm deficiência visual. Dessas, pelo menos 1 bilhão têm algum tipo de deficiência que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. No Brasil, ainda de acordo com a entidade, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão.
Em nosso país, as principais doenças oculares acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são: erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade). De acordo com relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, catarata e erro refrativo não corrigido, juntos, representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual. Glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética também podem causar a perda da visão.
Veja a lista de alguns cuidados que devemos ter com os nossos olhos:
- Evite coçar os olhos;
- Use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
- Lave os olhos com bastante água limpa caso caia qualquer líquido neles;
- Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- Tome cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilize óculos escuros em ambientes com claridade excessiva.
- Uso de lubrificantes oculares
E a dica mais importante é: vá a um oftalmologista com frequência para fazer exames preventivos. Em caso de dúvidas, consulte o Serviço Médico da Naturgy.
Cuide bem da saúde dos seus olhos e preserve a sua visão!