Lavar as mãos com água e sabão frequentemente é fundamental para evitarmos infecções e transmissão de doenças por vírus e bactérias. Em mais de 85 países comemora-se o Dia Mundial da Lavagem das Mãos em 15 de outubro. O Brasil abraçou essa causa para conscientizar a população dos benefícios desse hábito que pode salvar vidas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças, tais como: conjuntivite, diarreia, dor de garganta, gripe, infecção estomacal, entre outras. Também é considerada a forma mais eficaz de prevenir a transmissão de microrganismos.
A recomendação é que se lave as mãos sempre que estiverem sujas, após espirrar e usar o banheiro, antes e depois de comer, cumprimentar outras pessoas, limpar o nariz, manusear dinheiro ou lixo, tossir, tocar animais de estimação e/ou trocar fraldas dos bebês. Também é importante higienizar as mãos depois de tocar em superfícies fora da sua residência (mercado, academia, transporte público etc.).
Lave as mãos corretamente:


Cuide da sua saúde com esse gesto!