Você sabia que a hipertensão, ou pressão alta, afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), este número corresponde a 30% da população adulta mundial. Já no nosso país, mais de 38 milhões de indivíduos sofrem desse mal, ou seja, 18% dos brasileiros.

Infelizmente, temos números ainda mais alarmantes: cerca de 50% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil estão relacionadas à hipertensão. Todos esses dados são um alerta para ficarmos atentos à nossa pressão arterial.

A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Em 90% dos casos, a pressão alta é herdada dos pais, mas há outros fatores que influenciam o quadro. Sedentarismo, obesidade, rotina estressante, dieta carregada em sal, frituras, alimentos industrializados, tabagismo e alcoolismo são alguns deles.   

Além dos fatores citados, sabe-se que a incidência da hipertensão é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

Estatísticas indicam que apenas 50% dos indivíduos com hipertensão estão cientes de que têm pressão alta, e apenas 14% destes controlam seus níveis de pressão. Se não tratada, a doença diminui em até 40% a expectativa de vida quando comparado a uma pessoa sadia. Apesar de não ter cura, ela pode ser controlada. Fique atento se a sua pressão for igual ou superior a 130X80 mmHg.

Mas atenção: somente o médico pode diagnosticar e orientar quanto ao melhor tratamento. Se a pessoa é hipertensa e faz uso de medicação, não deve deixar de tomar os medicamentos por conta própria e de visitar regularmente seu médico. Também é fundamental adotar um estilo de vida saudável, praticando exercícios físicos, cuidando do peso e da alimentação, e evitando o cigarro e o álcool.

Em caso de dúvidas, procure o Serviço Médico da Naturgy.

Cuide da sua saúde e ganhe qualidade de vida!

Tags: