Atualmente, 30% da população adulta mundial tem hipertensão, ou pressão alta. Isso significa que a doença afeta mais de um bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, 25% dos cidadãos sofrem desse mal.
Para compreender a gravidade da situação, a hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral, mas também para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência. Ela ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Mas há outros fatores que influenciam o quadro, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo de sal em excesso, níveis altos de colesterol, falta de atividade física. Sabe-se também que, além dos fatores citados, a incidência da doença é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.
A hipertensão arterial é uma doença que tem tratamento e pode ser controlada, evitando as possíveis consequências de seu agravamento. Procure um médico para orientar e diagnosticar sobre o melhor tratamento e adote um estilo de vida saudável, pratique exercícios físicos, cuide do seu peso e da sua alimentação, e evite o cigarro e o álcool.
Cuide da sua saúde e ganhe qualidade de vida!