No dia 17 de maio foi celebrado o Dia Mundial da Hipertensão, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da medição e controle, bem como alertar sobre os perigos da pressão alta.

Estatísticas indicam que apenas 50% dos indivíduos com hipertensão estão cientes de que têm pressão alta, e apenas 14% destes controlam seus níveis de pressão. Se não tratada, a doença diminui em até 40% a expectativa de vida quando comparado a uma pessoa sadia. Apesar de não ter cura, ela pode ser controlada. Fique atento se a sua pressão for igual ou superior a 130X80 mmHg.

Com o isolamento social e a preocupação com a pandemia, é natural uma maior ansiedade, o que pode contribuir também para o aumento da pressão. Por isso, é importante adotar atitudes que diminuam o estresse. Se a pessoa é hipertensa e faz uso de medicação, não deve deixar de tomar os medicamentos e visitar regularmente seu médico.

Sinais de alerta, como dor forte no peito, falta de ar, perda de movimentos ou dificuldades na fala, podem indicar complicações graves na pressão alta. Nesta situação, deve-se procurar imediatamente um serviço de emergência.

Hábitos saudáveis para prevenção e controle da pressão:
  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Não fumar e moderar o consumo do álcool;
  • Controlar o diabetes.