Combater o uso de drogas é um grande desafio para todos os países, principalmente para os mais pobres, que têm grande parte da população em situação de vulnerabilidade social. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu em 1987 o dia 26 de junho como o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data reforça a importância de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e ao tráfico de drogas.
Durante esses anos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) tem estado à frente de campanhas para sensibilizar as pessoas sobre os perigos de drogas tradicionais, como maconha, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico. Nos dias de hoje, o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo.
Segundo o UNODC, “todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”.
Estima-se que cerca de 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas, índice que representa mais de 8 milhões de pessoas, segundo levantamento nacional feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Entre as drogas ilícitas mais utilizadas no país estão a maconha, com índice de consumo de 2,5% entre a população adulta e 3,5% entre os adolescentes; e a cocaína, com prevalência de consumo de 1,75%, que supera a dos Estados Unidos e atinge mais de quatro vezes a média mundial (0,4%), de acordo com o relatório do UNODC.
A dependência química é um problema grave, que pode afetar qualquer pessoa. Por isso, estar sempre bem informado é a melhor maneira de evitar que a doença se instale. Se você tiver dúvidas sobre o assunto e/ou quiser aconselhamento, entre em contato com a área de Saúde da Naturgy.
Cuide da sua saúde e do seu bem-estar. Diga NÃO às drogas!