Manter diariamente uma boa higiene bucal é fundamental não apenas para manter dentes e gengivas saudáveis e evitar o aparecimento de problemas como mau hálito ou cárie, mas também é essencial para a saúde integral e a qualidade de vida.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.

Você sabia que certas doenças bucais estão relacionadas a diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias e alguns tipos de câncer? Por isso, devemos nos conscientizar sobre os fatores de risco e manter bons hábitos de higiene oral.

Dicas para deixar sua saúde bucal em dia:

  • Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, de preferência após as refeições. Opte por cremes dentais que contenham flúor para uma limpeza mais eficaz.
  • A boca deve ser escovada como um todo, usando escova com cabo reto, cabeça pequena e cerdas macias. Para a língua, existem escovas especiais (chamadas limpadores de língua ou raspadoras), que retiram a camada branca do local, prevenindo a diminuição da saliva, mau hálito e cáries.
  • Após a escovação, lave a escova com água corrente e seque-a com papel toalha. Guarde-a com uma proteção, fechada ou perfurada, para evitar a contaminação das cerdas. Troque a escova de dente a cada dois meses.
  • Enxaguantes bucais devem ser utilizados apenas uma vez ao dia e não devem conter álcool. Isso evita que o esmalte dos dentes seja danificado.
  • O fio dental precisa ser utilizado antes da escovação. Passe calmamente em todos os dentes sem ferir a gengiva.
  • A alimentação influencia completamente na saúde bucal. O excesso de açúcar e de corantes causam cáries e manchas. Frutas ácidas, como laranja e limão, e refrigerantes atuam na desmineralização dos dentes, desgastando o esmalte.
  • Evite o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Vá ao dentista regularmente.