O sono é reparador. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do nosso corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese das proteínas. Também é possível repor energias e regular o metabolismo enquanto dormimos, mantendo corpo e mente saudáveis. Dormir bem significa ter qualidade de vida, com reflexos na saúde, no desempenho profissional, escolar e no convívio social.
Já dormir pouco e mal colabora para o aparecimento de doenças como Diabetes e obesidade, além de problemas psicológicos, alterações no sistema imune, irritabilidade, estresse, déficit de atenção, perda de memória, entre outros sintomas. Por isso, adotar alguns hábitos durante o dia e antes de dormir podem contribuir com uma boa noite de sono. Mas atenção: dormir bem não considera somente o total de horas de sono – em média 8 horas para adultos. É importante ter um sono de boa qualidade, para você se sentir descansado ao acordar.
Cuidar da alimentação também é fundamental para ter uma noite de descanso revigorante. Fazer refeições próximas ao horário de dormir e consumir alimentos calóricos e gordurosos podem influenciar na má qualidade do sono. O ideal é optar por comidas leves que ajudam a relaxar, como salsão, pepino, maçã e alface. Alimentos ricos em triptofano, como leguminosas, grãos integrais, leite e derivados, ajudam bastante, pois essa substância tem papel importante na produção de melatonina, o hormônio do sono.
Para dormir bem:
- Mantenha o quarto escuro e silencioso. Tenha uma cama confortável;
- Relaxe durante 3 ou 2 horas antes de se deitar;
- Evite alimentos estimulantes à noite, como café, canela, pimentas e os que têm açúcar em excesso;
- Evite exercícios intensos e se manter conectado à TV, computador e/ou smartphone;
- Mantenha um horário regular para dormir e se levantar. Essa rotina garante a quantidade de horas necessária de descanso;
- Evite vícios, como o cigarro e o álcool. As substâncias podem prejudicar seu sono;
- Evite cochilos muito longos durante o dia, eles podem interferir no sono da noite.
Fique atento! Se mesmo seguindo essas dicas você ainda tiver problemas para dormir bem, procure um neurologista, profissional da saúde especializado nos distúrbios do sono.
Para a Naturgy, seu bem-estar é uma prioridade