As ruas e rodovias “escondem” situações de perigo que devemos aprender a reconhecer.
Usar a direção defensiva não se trata de direção lenta, entediante ou temerosa, mas de estar ciente da responsabilidade de dirigir um veículo. Ela consiste em um conjunto de técnicas como manter a concentração, avaliar o nível de atenção, prever e reagir para evitar acidentes.
As chaves para a direção defensiva são:
Observe:
- Olhar para longe ao redor
Como motorista, sua visão deve ser panorâmica, com o mais amplo ângulo possível, não limitado ao que acontece na frente do veículo. Você deve saber o que está acontecendo ao seu redor, sempre verificando os pontos cegos.
Se antecipe:
- Mais lento
Se você prever algum perigo, tire o pé do acelerador: dirigindo mais devagar, você terá mais tempo para manobrar.
- Desconfie:
Quando for necessário parar seu veículo, verifique pelo retrovisor para ter certeza de que o veículo atrás reduziu a velocidade e parou.
Em cruzamento, mesmo que você tenha a preferência, ao perceber um carro se aproximando, pense: “E se ele não parar?”. É importante se antecipar, prevendo o pior que pode acontecer em cada situação.
Se for fazer uma manobra à esquerda/direita, sinalize com antecedência para que o veículo atrás tenha tempo suficiente para frear. Certifique-se de que a velocidade e a distância dos veículos na direção oposta permitem que você a execute sem perigo.
Mais que uma técnica, a direção defensiva é agir de maneira mais segura, confiando em nosso comportamento e não esperando o comportamento adequado dos outros.