Visão geral

No ultimo dia 19 de dezembro a área de Segurança, Qualidade e Inspeção Periódica apresentou o 2º Workshop com os Profissionais de Segurança das empresas contratadas.

Essa iniciativa tem o objetivo de estreitar os laços da área responsável pela Segurança da Naturgy com os profissionais que atuam na segurança do trabalho das empresas colaboradoras – as ECs.

Neste encontro, que contou com a consultoria de Luiz Felipe Boueri, o foco com a NT.00034 Padrão de Segurança e Saúde: Parte 1 – Controle Prévio, e seus Adendas 1 e 2.

A NT.00034, Parte 1 tem como objetivo principal estabelecer as verificações mínimas em temas de segurança e saúde que a equipe, constituída por pessoal próprio ou pessoal das ECs, deve realizar antes do início de qualquer atividade, bem como a identificação de aspectos singulares no contexto da atividade que possam condicionar as medidas preventivas necessárias.

O evento ressaltou mais uma vez o Compromisso de Segurança e Saúde e os 5 Princípios sobre os quais está baseado, ponto de partida obrigatório e necessário de todo e qualquer trabalho executado no âmbito de atuação da Naturgy Brasil.

Além disso o encontro apresentou e discutiu em detalhes o Controle Prévio – CP, de acordo com a NT.00034, Parte 1 e Adendos 1 e 2, que tem como tendo como objetivo a consciencialização diária em aspectos de segurança e saúde, incidindo em dois pontos principais:

Primeiro: Penso em termos de Segurança e Saúde, ou seja, planejo minhas ações e as do meu pessoal.

Segundo: Atuo, ou seja, trabalho.

Esses dois pontos principais mostram mais do que uma maneira de conduzir os trabalhos, deixam claro a necessidade do estado de atenção plena que todos precisam ter principalmente antes e durante a execução das tarefas em nome da Naturgy Brasil, no caminho do acidente zero.

O encontro teve ainda um ligeiro debate entre os participantes, quando foram comentados os conceitos e as palavras chaves ligadas ao conceito Controle Prévio. Veja algumas das reflexões originadas no debate:

  • A importância de um planejamento amplo, antes do início dos serviços, no sentido de incluir ferramentas e equipamentos que possam vir a ser necessários;
  • A Permissão de Trabalho – PT, obrigada para determinados trabalhos não desobriga a emissão do Controle Prévio – CP;
  • É muito importante a comunicação à equipe que vai realizar as tarefas sobre os riscos identificados no CP antes do início dos trabalhos.

Com o objetivo de fixar as questões que foram vistas no preenchimento dos formulários do Controle Prévio, em função do tipo de serviços executados, os participantes do Workshop foram distribuídos em grupos de trabalho que preencheram os formulários baseados em cases distribuídos pela equipe de Segurança.

Os cases foram apresentados pelos grupos que fizeram uma breve análise sobre a importância da aplicabilidade dos formulários na execução do Controle Prévio. Veja alguns insights que surgiram na apresentação:

  • Os melhores profissionais para identificar os riscos são aqueles que conhecem bem e/ou executam as tarefas;
  • O mais importante não é a norma, mas sim o entendimento da norma;
  • É importante entender no que a norma muda a vida de quem executa determinada tarefa.